#079 - SÍNDROME DE DEUS

 “Não reinarei sobre vocês”, respondeu-lhes Gideão, “nem meu filho reinará sobre vocês. O SENHOR reinará sobre vocês.”

(Juízes 8.23)

Israel foi oprimido por Midiã durante sete anos. Os midianitas não eram tão fortes, mas Israel estava dividido devido ao pecado, e Midiã fazia alianças. Os israelitas clamaram ao SENHOR, que chamou Gideão para libertá-los. Surpreso, Gideão questionou a humilhação e reconheceu suas próprias limitações. Ele buscou confirmação do chamado e selecionou uma equipe segundo os critérios de Deus.

Com trezentos homens, Gideão venceu midiã estrategicamente. Após a libertação, o povo o quis como rei. No entanto, Gideão não buscava poder, mas resultados. Ele entendia que Deus deveria reinar. Ser servo de Deus era suficiente para ele.

Houve paz durante quarenta anos. Entretanto, após a morte de Gideão, o povo retornou à prostituição espiritual. Além dos setenta filhos, Gideão teve mais um filho com sua concubina, chamado Abimeleque.

Enquanto o povo desejava que Gideão fosse rei, Abimeleque, ávido por controle, fez de tudo para dominar Israel. Ele se aproveitou do pecado do povo para dominá-lo. Contratou vadios para o seu bando e matou quase todos os seus setenta meios-irmãos, com o apoio de seus familiares maternos.

Jotão, seu meio-irmão que escapou, ridicularizou Abimeleque, comparando-o a um espinheiro que reinou sobre árvores depois que elas não conseguiram a oliveira, nem a figueira e a videira para governá-las. Ele também denunciou os israelitas por aceitarem um rei perverso.

Como castigo divino, o povo armou emboscadas contra Abimeleque, mas sofreu como represália, a morte dos moradores de Siquém. Contudo, ao cercar pessoas numa torre, Abimeleque teve o crânio quebrado, por uma pedra lançada por uma mulher. Ele pediu que seu escudeiro o matasse para não ser morto por uma mulher.

Após a morte de Abimeleque, Tolá liderou Israel por vinte e três anos. Depois dele, Jair liderou por vinte e dois anos. Depois da morte de Jair, o povo voltou ao pecado, mas dessa vez Deus disse para que clamassem aos seus falsos deuses. Quebrantados, os israelitas largaram os ídolos.

Mini-deuses são escravos. Seja livre!

 

 

19/03/2024

0 Comentários