#213 - IRMÃO CONTRA IRMÃO: SANTA INSENSATEZ!

Pois o dia do SENHOR está próximo para todas as nações. Como você fez, assim lhe será feito. A maldade que você praticou recairá sobre você.

(Obadias 1.15)

Parece que o livro do profeta Obadias foi escrito no período em que Jerusalém foi conquistada pela Babilônia. Porém, é óbvio que a profecia neste livro registrada adverte os edomitas sobre a vingança divina contra eles e em favor de Judá. 

Edom era um rival histórico de Israel. Tudo começou pela desavença entre Esaú (Edom) e Jacó (Israel). Quando os babilônios invadiram Judá, os edomitas viram nesta tragédia oportunidades de vingança contra os israelitas.

Na condição de menor livro do Antigo Testamento, Obadias, com apenas 21 versículos, se divide em duas partes. A primeira é destinada a Edom e prediz a sua queda fatal, por causa da sua maldade contra Judá, da sua arrogância e da sua violência. 

A segunda parte se detém no dia do SENHOR, quando todos serão recompensados pelo que fizeram; seja de bom, seja de ruim. Enquanto o dia do SENHOR será uma calamidade para Edom, será salvação para Judá.

Os edomitas, pelo fato de morarem nos altos montes, tornaram-se arrogantes e se aliaram, algumas vezes, aos inimigos de Jerusalém, festejando a desgraça de Israel e tirando proveito dessa desgraça. Por isso, sofreriam perdas patrimoniais, tanto de cunho econômico quanto cultural. E, além disso, colheriam os frutos da sua impiedade. E, enquanto a casa de Edom seria reduzida, a casa de Israel seria restaurada. 

O fato de Deus punir Judá não justificaria a zombaria de Edom diante disso.

Lamentavelmente, nem sempre as pessoas que tem algo em comum são solidárias. Pior ainda, às vezes os nossos inimigos são justamente aqueles que deveriam nos ajudar!

Entretanto, o livro de Obadias deixa claro que Deus está cuidando de nós e não está desatento às tramas que são feitas contra nós. Vale destacar, também, que se nós estamos fazendo o mal contra alguém, Deus não nos terá por inocente e há de nos disciplinar.

Moral da história: faça o bem e siga!

Se deixar de ajudar um estranho é errado, atrapalhar um irmão é o quê?

 

 

05/08/2024

0 Comentários