#221 - PALAVRA POLÍTICA OU PALAVRA PROFÉTICA!

E assim que Jeremias acabou de dizer ao povo tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado, os sacerdotes, os profetas e todo o povo o prenderam e disseram: "Você certamente morrerá! (Jeremias 26.8)

Jeremias recebeu uma visão do SENHOR, no capítulo 24, depois que o rei Jeconias foi levado cativo para a Babilônia. O profeta viu dois cestos. Um continha figos muito bons e o outro, continha figos estragados. Os figos bons seriam os judeus levados para a Babilônia e os figos estragados seriam os líderes corruptos, incluindo o rei Zedequias, que seriam destruídos pela guerra, pela fome e pela enfermidade.

No capítulo 25, fica registrado que o povo não atendeu a Deus pela palavra profética por mais de vinte anos. Isso fez com que Deus usasse Nabucodonosor, rei da Babilônia para arrasar Jerusalém e exilar o seu próprio povo em terra estranha por setenta anos. Mas, os babilônios também seriam punidos depois, pelo fato de eles também pecarem contra Deus.

Em Jeremias 26, a ameaça contra a vida dele é registrada mais uma vez. Ele profetizou, alertando o povo: se houvesse arrependimento, todos seriam poupados. Se não houvesse quebrantamento, seriam destruídos. 

Aí, os sacerdotes e profetas ímpios tentaram induzir os príncipes e o povo a matarem Jeremias, que se defendeu, dizendo que estava a serviço de Deus. Alguns líderes disseram que Jeremias não precisava morrer e uns anciãos recorreram a eventos históricos que davam sustentação ao ministério do profeta.

No capítulo seguinte, o SENHOR mandou Jeremias fazer uma canga e colocá-la, com correias, em seu pescoço. Esse jugo significava a destruição de cinco países (Edom, Moabe, Síria, Tiro e Sidom) pelos exércitos babilônicos. Significava, também, a vida ou a destruição de Judá.

Se o povo de Deus se submetesse à Babilônia, enquanto serva de Deus para disciplinar Judá, seria preservado com vida. Caso contrário, seria destruído como ocorria com os outros povos.

Está claro para qualquer pessoa que lê o livro de Jeremias: as pessoas que vivem no erro não querem palavras de confronto, mas querem conforto. Entretanto, embora a confrontação fosse algo desagradável, era divina. Cujo propósito era ajudar o povo a sair do erro.

De certa forma, passamos por isso quando denunciamos a rebelião alheia contra o SENHOR, em vez de adocicar nossas palavras a fim de não contrariar os desobedientes.

Jeremias escolheu de que lado ficaria!

E você?                                                                          


13/08/2024

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