#258 - NÃO PENSE MAIS DE SI DO QUE CONVÉM!

Filho do homem, diga ao governante de Tiro: Assim diz o Soberano Senhor: No orgulho do seu coração você diz: Sou um deus; sento-me no trono de um deus no coração dos mares. Mas você é um homem, e não um deus, embora se ache tão sábio quanto um deus. (Ezequiel 28.2).

O esplendor da cidade de Tiro, na Fenícia, é o assunto de Ezequiel 27. Aqui são destacados os seus navios, marujos e portos exemplares, com seus soldados tremendamente equipados e bastante experientes, sua grande prosperidade e capacidade financeira e logística para importar itens extremamente valiosos para a época.

Uma profecia contra o rei de Tiro é registrada no capítulo 28. Embora sua riqueza e sabedoria fossem notórias, seu orgulho e ambição de ser divino eram uma afronta a Deus. Por isso, seu final seria a morte pelas mãos dos mais terríveis estrangeiros, comprovando que ele era apenas um homem e nunca foi um deus. 

Embora haja estudiosos que vejam nesta lamentação contra o rei de Tiro, uma alusão ao pecado e à queda de Satanás, mesmo que o orgulho satânico esteja implícito no texto, ela se refere a um governante dotado de superlativos. A destruição e a restauração de Sidom, outra cidade fenícia, também são assuntos tratados neste capítulo.

Ezequiel 29 contém uma profecia contra o Egito, que é apresentado como cheio de orgulho, embora a invasão inimiga logo ocorresse, invadindo e saqueando. Entretanto, Deus iria restaurar o povo do Egito. 

Durante um período, a ira divina seria derramada sobre a nação, mas depois de um tempo, Deus reuniria e restauraria os egípcios, embora não ser totalmente. Mas, boa parte voltaria à sua terra.

Aprendemos que o orgulho pode nos levar a nossa própria destruição. Aprendemos que todas as nações estão debaixo do controle divino. 

Por isso, que sejamos mais humildes, considerando que podemos estar errados e que podemos ser flagrados, além de que podemos, também, ser punidos pelas nossas decisões erradas. 

Que evitemos pensar que podemos tudo e que não devemos satisfações a ninguém. Pois, nossa vida está vinculada a vida dos outros e ao meio em que vivemos.


 

19/09/2024

2 Comentários