CARTAS PARA MIM

Olá, menino! Passei aqui para lhe dizer que, embora eu não lembre muito de como é sua vida aos cinco anos, que você é uma pessoa muito especial. Tenha certeza de que qualquer coisa que você tenha escutado saiu da boca pra fora, ditas por pessoas que lhe amavam. Acredite!

Oi, garoto de dez anos! Vim do futuro para contar que seus pais estão sendo os melhores que podem. Você também vai ser pai e descobrirá que há palavras ditas e ações não praticadas, por pura limitação. Não é por falta de amor e nem por maldade.

Quinze anos se passaram, né? Saiba que você não precisa se preocupar a respeito de alguém se interessar por você. Não fique mendigando afeto nem se desvirtuando para impressionar as meninas. Torne-se uma pessoa melhor! O resto é consequência.

O menino agora é homem. 20 anos! Não fique triste pelo concurso no qual você não foi aprovado, pelo emprego que não conseguiu, pela paixão impossível. Não se revolte, pensando em como a vida seria se sua família fosse diferente. Viva a sua vida. Vai fluir!

Quem diria que aos 25 anos você já estaria casado? Chefe de família, pregando na favela, trabalhando em subemprego por amor ao ministério... Vim do futuro para dizer que lhe admiro muito! Você vai ver que muitos não farão o que você fez com sua juventude.

Depois de altos e baixos, bacharel em Teologia. Você acha que está preparado para cuidar de gente, né? Tá não! Mas, que bom saber que seu coração arde por ver gente mudando de vida e que você está disposto a ser incompreendido por quem você ora.

Aquele menino cheio de dúvidas e sonhos agora é um pastor de igreja aos 35 anos! Sei que, às vezes, sua autoestima é muito agredida por pessoas que não imaginam o que você passou e ainda passa para ser pastor delas. Mas, não se abale. Deus tá vendo!

A vida começa aos 40! É o que dizem. Pena que você não tem condições de ser pai, né? Mas, parabéns! Você não desiste! Pegando o dinheiro que não tem para fazer cirurgia e tratamento. E nada de gravidez! Não fique triste. Sua história não acaba assim!

Lembra, há cinco anos, quando eu falei que a sua história não tinha acabado? A depressão veio e você foi julgado por quem você achava que lhe acolheria; sofreu perdas. Mas, ganhou um filho! Aquele homem que não podia ser pai, agora é pai de um menino!

Pois é, meu amigo. Hoje você faz 50 anos. Um homem de meia idade! A natureza lhe impõe perda muscular e óssea. Diminuição da testosterona e da acuidade visual. Mas, você já superou tantas dores, né? Continue cuidando da sua vida. É o melhor a fazer!

Pra você que está no futuro, não tenho muito a dizer, porque não sei o que você está vivendo. Mas, vou me arriscar a falar alguma coisa ao seu coração. 

Seja gentil consigo mesmo! Você tem feito tudo o que pode pela sua família. Você tem se empenhado para viver aquilo que prega. Você tem se dedicado para ser um bom pastor, um bom pai, um bom esposo, um bom filho, um bom cidadão. 

Cometeu erros? Muitos! Perdeu oportunidades? Um monte! Entristeceu pessoas? Bastante! No entanto, eu sei que você sempre tentou acertar. Buscou ajuda, pediu conselhos, suportou ofensas calado, fez terapia, perdoou tanta gente...

Faço votos que você viva até os 120 anos. Quando você estiver triste, sentindo-se frustrado, cobrando-se excessivamente, leia essas cartas que lhe escrevi, para o “você” de todos esses anos que se passaram. E viva este momento único, irrepetível, da sua vida... em paz.

De mim, para mim.


12 de março de 2024.

2 Comentários

  1. Para o meu Eu do passado: Seja mais corajosa!
    Eu do presente: Que pena que não ouviu o meu conselho mas...ainda dá para realizar ,não os sonhos do passado, passou. Viva o presente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa conversa interna é muito importante. Ser gentil consigo mesmo é primordial

      Excluir