#160 - SEJA GRATO E NÃO SOFRA COM INGRATOS!

Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos. (Eclesiastes 9.11).

Em Eclesiastes nove, o sábio conclui que todas as pessoas têm a mesma sorte na vida: estar à mercê do que Deus permitir ou proibir, até chegar a hora da morte, que põe fim a todos os projetos que os homens elaboram.

Por isso, a recomendação do nono capítulo é: aproveite a vida e faça bem feito o que tiver de fazer, ciente de que nem sempre o esforço ou o talento são recompensados como se espera e com a consciência de que uma calamidade pode aparecer, quando menos se esperar.

Entretanto, sempre que houver oportunidade, o bem deve ser feito. Ainda que a sabedoria do pobre não seja reconhecida. Afinal, mesmo que uma pessoa má tenha um alto poder destrutivo, a sabedoria é muito mais útil do que a força, embora não pareça.

Eclesiastes dez recomenda que haja cautela nas atividades cotidianas, e o autor observa que há causas para os efeitos desejados. O texto descreve alguns tipos de pessoas e os destinos que elas constroem.

O sábio é aquele que tenta viver corretamente e usar as palavras visando o bem. O tolo vive pensando, fazendo e falando o que não deve; sendo prejudicado por si mesmo – seja com suas próprias palavras ou ações – e prejudicando os outros quando em posição poder ou de influência.

As pessoas que possuem autoridade devem: ter equilíbrio emocional diante de líderes irados; ser responsáveis se estiverem comandando e; ser comedidas quando falar de líderes, de pessoas influentes ou de ricos. Pois alguém interesseiro teria prazer em denunciá-las em troca de alguma vantagem. Por último, o capítulo 10 fala do preguiçoso, cuja casa desmorona por causa do desleixo e do abandono.

Se as tragédias da vida não tem hora marcada para acontecer e se nem sempre seremos recompensados quando fizemos por merecer, o recomendável é não esquentar a cabeça com isso, mas fazer o melhor possível e aproveitar a vida com dedicação e responsabilidade, considerando que a nossa existência é breve e deve ser vivida com sabedoria.

 

 

 

 

 

 

 

 

12/06/2024

4 Comentários

  1. Deus abençoe pastorzão, palavra abençoada.

    ResponderExcluir
  2. As vezes nós esquecemos de que os nossos planos devem esta de acordo com a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa consciência reduziria tanto a ansiedade quanto a frustração.

      Excluir