#164 - SOMOS APENAS ALMAS!

Mas será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmos os mais altos céus não podem conter-te. Muito menos este templo que construí! (I Reis 8.27).

Após juntar suprimentos a fim de construir um templo para o SENHOR, o rei Salomão começou a construção no seu quarto ano de reinado. Uma obra que durou sete anos.

Deus prometeu viver entre Israel, se Israel permanecesse na sua vontade. Mobílias e assessórios de ouro e bronze foram feitos para o templo. Salomão construiu, também, um palácio real bem maior que o templo, num espaço de treze anos.

No final da construção, a arca foi transferida para o templo e uma nuvem de glória encheu o santuário, como manifestação visível da presença do SENHOR no templo dedicado a ele. Salomão abençoou o povo e inaugurou este novo lugar sagrado.

Durante a dedicação do templo, Salomão falou ao povo, dizendo que Davi, seu pai, desejava edificar um templo ao SENHOR, mas Deus escolhera seu sucessor para a missão de honrar seu nome com uma habitação para a arca de Deus.

Salomão pediu ao SENHOR que continuasse abençoando a descendência de Davi, atendendo às suas orações, julgando a causa do inocente, perdoando o quebrantado, revelando-se às nações da terra, concedendo a Israel vitória em dias de guerra e, caso a nação fosse obstinadamente desobediente e entregue por Deus aos seus inimigos, que ela recebesse a chance de restauração do cativeiro quando se arrependesse e clamasse ao SENHOR.

Salomão encerrou a oração, abençoando o povo, desejando que Deus ajudasse o seu povo a permanecer fiel. E assim encerraram a grande festa de dedicação de um templo ao SENHOR, com sacrifícios, comunhão, adoração e aliança.

Salomão foi um grande rei, o templo era suntuoso, as ofertas eram superabundantes, entretanto, Deus está infinitamente além do que o homem pode entender e alcançar. O grande rei não passava de apenas uma alma carente diante do Criador.

O que é a riqueza, o poder e o status humano diante de quem é o dono de tudo?

Deus não se impressiona com o nosso desempenho, mas ele pode se agradar dos nossos corações.

Nós viemos a este mundo, mas, como um sopro, sumiremos do mapa!

Deus sempre permanece, além do tempo e do espaço.

A ele seja a glória!

 

 

17/06/2024

2 Comentários