Mas o Senhor lhe disse: "Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?" (Jonas 4.10, 11).
Os capítulos dois e três do livro de Jonas se detêm na oração e na pregação dele. As águas ao redor, as algas agarradas à sua cabeça e o fundo do mar ajudaram o profeta a relembrar sua vocação e renovar seus votos de obediência e serviço ao SENHOR.
Ao final de sua oração, o grande peixe vomitou Jonas, provavelmente em uma praia. A um profeta arrependido e quebrantado, Deus mandou novamente que pregasse em Nínive. Entretanto, desta vez, ele obedeceu. Em sua mensagem, anunciou o juízo divino contra a cidade por causa dos seus pecados.
Surpreendentemente, as pessoas da cidade e o seu governante se arrependeram diante da palavra profética, e essa resposta à pregação livrou Nínive do julgamento divino.
O último capítulo do livro mostra um profeta ressentido e indignado por Deus não ter destruído os ninivitas.
Insatisfeito, Jonas construiu um abrigo fora da cidade e lá esperou para ver o que aconteceria. Deus fez crescer uma planta sobre ele, proporcionando uma sombra confortável, o que lhe fez muito bem.
No entanto, na madrugada seguinte, o SENHOR mandou uma lagarta destruir a planta, que secou. Quando o sol nasceu, queimou Jonas, que ficou irado e começou a reclamar por causa da planta que morreu.
E o livro termina com uma repreensão divina: Deus critica o profeta por se preocupar com a vida de uma aboboreira que ele não plantou enquanto não se importava com o povo e os animais que Deus criou e queria restaurar.
Vendo a rebeldia de um homem de Deus e o quebrantamento de um povo pagão, vendo o arrependimento de marinheiros idólatras e a indiferença de um profeta, a preocupação de um homem com uma planta e seu ódio contra seres humanos, percebo que Deus nos ama profundamente!
Ele usa até mesmo gente imperfeita que não suporta pessoas imperfeitas. As
quais, ao ouvirem um profeta, ainda que imperfeito, alcançarão a perfeita salvação!
Sejamos mais
humildes!
28/06/2024

0 Comentários