#174 - DEUS AMA VOCÊ, MAS AMA O OUTRO, TAMBÉM!

Por isso lhe perguntaram: "Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence? " Ele respondeu: "Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra". Com isso eles ficaram apavorados e perguntaram: "O que foi que você fez? ", pois sabiam que Jonas estava fugindo do Senhor, porque ele já lhes tinha dito. (Jonas 1.8-10).

Temos diante de nós um livro profético que nos ajuda a compreender melhor o nosso relacionamento com o outro, com o diferente. 

O livro de Jonas apresenta uma narrativa em torno do profeta, em vez de ser apenas uma coleção de profecias. Ele foca em Jonas em vez de focar em sua mensagem. 

Um livro de quatro capítulos que trata da paciência, da misericórdia, do poder e da ação de Deus na vida de um profeta desmotivado e teimoso.

No primeiro capítulo, temos o seguinte cenário: Deus mandou que o profeta Jonas pregasse na cidade assíria de Nínive, mas ele, fugindo de si mesmo e de seus problemas pessoais, decidiu ir para outra cidade e embarcou em um navio que seguia na direção oposta. 

No meio da viagem, Deus enviou uma enorme tempestade que ameaçava afundar o navio. Os marinheiros, desesperados, oraram aos seus deuses e lançaram as cargas do navio ao mar, mas sem sucesso. Por meio de um sorteio, descobriram que Jonas era o culpado pela tempestade. Por isso, confrontaram o profeta, exigindo que ele dissesse quem era e o que fazia. 

Quando os marinheiros descobriram que o religioso desmotivado afrontava a um Deus tão poderoso, todos ficaram desesperados. A pedido de Jonas, lançaram-no ao mar, e a tempestade cessou, repentinamente, e um grande peixe engoliu o profeta rebelde.

Deus não está limitado à nossa religião; muito menos, preso em nossa cultura ou restrito à nossa geografia. Ele está acima de tudo e de todos. Melhor ainda, ele escolheu amar a todos! Quem lhe der ouvidos, ainda que esteja do outro lado, será restaurado. Quem não lhe der ouvidos, ainda que esteja deste lado, será prejudicado.

Aonde nossa arrogância religiosa vai nos levar?

 

 

27/06/2024

0 Comentários