#224 - QUEM É FIEL É CONSTANTE E CONFIÁVEL!

Os príncipes, irados contra Jeremias, açoitaram-no e o meteram no cárcere, na casa de Jônatas, o escrivão, porque a tinham transformado em cárcere. (Jeremias 37.15).

Em Jeremias 35, Deus mandou o profeta visitar um povoado estabelecido em Judá. Era um grupo de pessoas que se comprometeram a obedecer ao próprio pai. Eram estrangeiros em Israel, descendentes de um homem chamado Recabe. 

Jeremias testou a obediência deles, que insistiram em obedecer às ordens de Jonadabe, filho de Recabe, durante todos os anos de sua existência. Diante disso, Deus fez uma comparação, criticando o seu povo que não lhe obedeceu durante tantos e tantos anos, enquanto os recabitas permaneceram fieis aos ensinos de Recabe.

Sob a ordem de Deus, o profeta escreveu suas profecias contra Israel num rolo, que foi lido no templo e diante dos príncipes, os quais foram até o rei Jeoaquim e lhe informaram sobre o tal livro, que foi lançado no fogo pelo próprio rei. Mas, Baruque, ajudante de Jeremias, reescreveu o rolo que tinha sido escrito pelo profeta. Este é o assunto do capítulo 36, mostrando a perseverança do profeta e do seu ajudante em obedecer a Deus e em cumprir o chamado.

Por causa da sua mensagem de juízo contra Israel e sua fidelidade a Deus, Jeremias acabou sendo uma pessoa perseguida e sofredora. No capítulo 37, o rei Zedequias pediu que Jeremias intercedesse a Deus, para que salvasse Jerusalém dos babilônios. Entretanto, o profeta lhe disse que Faraó retornaria para o Egito e os babilônios destruiriam Jerusalém.

Por causa disso, o capitão da guarda forjou um crime de deserção contra Jeremias, acusando-o (falsamente) de traição, fazendo com que ele fosse espancado e preso. E o rei, perplexo com a persistência do profeta, questionou a sua insistência em dizer para Judá se render. O profeta também o questionou, perguntando onde estavam os profetas que só pregavam coisas boas – as quais não aconteceram – para agradar ao rei. E o rei atenuou a sua prisão, mitigando o seu sofrimento.

É de entristecer o coração ver uma pessoa sincera e fiel a Deus sendo maltratada por causa da sua fé e da sua obediência. O profeta Jeremias é uma referência para todos aqueles que são homens de Deus.

Mesmo sendo mal compreendido, o crente fiel busca agradar a Deus e proclamar a sua vontade para as pessoas.

Nem sempre vai dar certo fazer o que é certo. Mas...

Você vai fazer o quê?                                                                          



16/08/2024

0 Comentários