
No quadragésimo sétimo capítulo de Jeremias, o profeta predisse a destruição da Filístia. Devido ao fortalecimento do Egito e de seu exército poderoso, fortalecido pelo próprio Deus, os filisteus seriam derrotados por seus inimigos.
Os pais abandonariam
seus filhos, fugindo da morte, e o terror tomaria conta de suas cidades, que seriam
completamente arrasadas.
Por causa da arrogância dos moabitas, Jeremias proclamou uma palavra profética contra eles. Moabe seria destruída e suas cidades seriam queimadas. Por causa de sua idolatria, a ira divina viria sobre eles e, desesperados fugiriam, mas de nada adiantaria. Seus ídolos de nada valeriam, de modo que até as nações vizinhas se compadeceriam de Moabe. Nem mesmo o profeta Jeremias escaparia de sofrer diante da revelação deste juízo contra Moabe. Entretanto, no futuro, até mesmo Moabe será restaurada pelo SENHOR, do seu cativeiro. Eis o que foi registrado em Jeremias 48.
No capítulo seguinte, há uma profecia que trata de outras nações. Os amonitas expulsaram os israelitas da tribo de Gade e ocuparam as suas terras, mas Deus iria transformar as cidades amonitas em montões de ruínas, expulsando-os das terras que ocuparam, através dos seus inimigos.
No entanto, no futuro, Deus também faria os filhos de Amom voltarem do cativeiro. Numa profecia contra os edomitas, Jeremias predisse a punição de Edom, derrubando por terra o orgulho deles. Porém, prometeu proteção aos órfãos e às viúvas.
Jeremias profetizou, também, contra Damasco,
capital da Síria. Terror e destruição viriam, também, contra as cidades vizinhas
e a morte dos seus guerreiros foi anunciada. Jeremias predisse desgraça para a
Arábia e para Elão, também, pois Deus é o dono de toda a terra!
Obviamente, iremos falhar em algum momento do nosso dia. Infelizmente, não passaremos pela terra sem deixar algum rastro de imperfeição. Entretanto, precisamos ter temor de Deus, de modo que evitemos o mal e busquemos o bem. Afinal, Deus não é injusto nem subornável.
Cedo ou tarde, vamos pagar a conta de nossas decisões equivocadas e nosso passado se encontrará com o nosso futuro. Por isso, nada melhor do que viver responsavelmente, diante de Deus!
20/08/2024
0 Comentários