#265 - JOVEM, MANTENHA-SE PURO!

Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles. (Daniel 1.8).

O livro do profeta Daniel fala da vida de um jovem deportado para a Babilônia, onde viveu por mais de 60 anos, cobrindo o período histórico dos reinos babilônico e Medo-Persa, acompanhando a vida de quatro reis: Nabucodonosor, Belsazar, Dario e Ciro. Além de narrativas, este livro contém profecias, sonhos e visões, apontando para um futuro vitorioso para o povo de Deus e para o poder e para a soberania do SENHOR, tanto no mundo visível quanto no mundo invisível.

No primeiro capítulo, a fidelidade de Daniel é destacada. Mesmo sendo cativo na Babilônia, embora escolhido para o serviço público, ele não quis se contaminar com o vinho e a comida do rei. Para isso, propôs um teste de dez dias ao seu superintendente.

Passados os dez dias, ele e seus amigos estavam mais saudáveis do que os outros. Três anos depois, Daniel e seus amigos foram reconhecidos como os jovens mais sábios de seu reino e foram colocados em lugar de destaque no seu reino.

O capítulo dois retrata a interpretação do sonho de Nabucodonosor, que os seus conselheiros pagãos não conseguiram interpretar. Mas, Deus revelou o sonho a Daniel e este revelou a interpretação do sonho ao rei, que ficou impressionado e designou Daniel para governar toda a província da Babilônia.

Segundo o capítulo três, passado algum tempo, Sadraque, Mesaque e Abdenego, amigos de Daniel ser recusaram a adorar a estátua de ouro que o rei fez de si mesmo. E, por isso, foram lançados em uma fornalha ardente, no entanto, eles sobreviveram por causa de um grande milagre e, em consequência disso, o rei decretou que qualquer pessoa que falasse contra o Deus deles seria condenado à morte e eles três foram promovidos a posições de destaque no reino da Babilônia.

Nabucodonosor teve um segundo sonho, que Daniel também interpretou, de acordo com o quarto capítulo. Entretanto, o rei não se quebrantou diante do exposto e repentinamente passou a viver como um bicho do mato cerca de sete anos. Depois disso, ele teve seu reino e sua sanidade recuperados. Como resultado, Nabucodonosor reconheceu a grandeza de Deus, mais uma vez.

Não há neste trecho a promessa de ausência de problemas nem de sofrimentos para aqueles que se dedicam a Deus. No entanto, o testemunho de quem se consagra a Deus influencia as pessoas ao redor, como ocorreu com Daniel e seus amigos.

Empenhe-se em cuidar do seu coração, da sua mente e do seu corpo. Fazendo isso, você estará mostrando aos outros o quanto você leva o seu Deus a sério e isso fará com que outras pessoas o levem a sério também.



26/09/2024

0 Comentários