#172 - A MALDADE É BURRA!

Saibam, então, que não deixará de se cumprir uma só palavra que o Senhor falou contra a família de Acabe. O Senhor fez o que prometeu por meio de seu servo Elias. (II Reis 10.10).

Acabe fez o que era mau diante do SENHOR. Jezabel, sua esposa era mais perversa ainda! Jorão, seu filho e sucessor, Acazias, rei de Judá e neto de Acabe (filho de sua filha – Atalia – com Jeorão, rei de Judá e filho de Josafá), também fizeram o que o SENHOR reprova. Afastados de Deus, estes reis desencaminharam o povo de Deus.

Os relacionamentos sempre influenciam. Para o bem ou para o mal!

O rei Jeú serviu como instrumento de juízo divino, destruindo a casa de Acabe. Além disso, Jeú decidiu matar, também, os sacerdotes de Baal. Fingiu querer adorar a Baal e conseguiu reunir os sacerdotes idólatras num templo. Após reuni-los, Jeú ordenou que lhes matassem, acabando com o legado de Acabe, que tanto desviou o povo do Deus verdadeiro.

A nossa maldade contamina o ar que nós mesmos respiramos!

Enquanto isso, Atalia, mãe de Acazias, tornou-se a rainha de Judá, sucedendo seu filho no reino do sul. Para se manter no trono, matou toda a família real, exceto Joás, que foi escondido com sua ama no templo, para que sua avó não o matasse, como fez com os outros netos.

Seis anos depois, o sacerdote Joiada planejou a deposição da rainha má. O plano deu certo e Joás foi aclamado rei, aos sete anos de idade, e Atalia executada. Após a morte dela, o povo restaurou a aliança com Deus.

Joás promoveu a manutenção do templo, demitiu sacerdotes incompetentes, levantou recursos, no entanto, quando o rei da Síria atacou Jerusalém, deu os utensílios do templo e os recursos acumulados por seu pai e seu avô, como pagamento, fazendo com que o rei sírio deixasse de atacá-lo.

Joás encerrou seu reinado, assassinado pelos seus próprios oficiais. No livro de 2 Crônicas, capítulo 24, versículos 17-27, sabemos que seu assassinato foi motivado pela ingratidão dele contra o filho de Joiada, matando-o, quando este o exortava a seguir ao SENHOR.

As posições de poder são traiçoeiras. Elas seduzem e corrompem.

Fique esperto! A maldade que vai, também volta.

Não se deixe corromper!

 


25/06/2024

4 Comentários