#237 - SIGA AS PLACAS E CHEGUE SEGURO!

Que o Senhor lhe dê prudência e entendimento para que você obedeça à lei do Senhor, o seu Deus, quando ele o puser como líder de Israel. E você prosperará se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem se desanime!

(I Crônicas 22.12,13)

1 Crônicas 22 deixa bem claro que Davi, mesmo sabendo que não construiria o templo, estava comprometido com a construção. Começou a estocar material para a obra que o seu filho e sucessor realizaria. Distribuiu tarefas para os trabalhadores e os encorajou para o serviço.

Quem tem visão do todo consegue se alegrar com a vitória do outro!

Para Salomão, Davi explicou os motivos de não construir o templo e deu conselhos para a realização bem sucedida do referido empreendimento. Tanto para seu sucessor, Salomão, quanto para os demais líderes, Davi enfatizou a importância da obediência e da dedicação a Deus para o êxito da sua obra.

Quando vencemos sem a direção divina a vitória não se sustenta.

Para a distribuição de tarefas levíticas, de acordo com os capítulos 23-26, Davi contou os levitas acima de 30 anos e os dividiu em três grupos: os Gersonitas, os Coatitas e os Meraritas. O rei também atribuiu aos levitas as suas respectivas tarefas. Os músicos seriam liderados por Asafe, Hemã e Jedutum. Os filhos de Coré, de Obede-Edom, de Hosa e de Supim foram designados como porteiros. Para guardas do tesouro, o rei Davi escolheu vários levitas e suas famílias para trabalhar na tesouraria e na administração pública.

Quando você passar, o que vai deixar de herança para a próxima geração?

O vigésimo quarto capítulo registra que o rei Davi encarregou, também, os descendentes de Arão para o sacerdócio, com responsabilidades distribuídas por sorte. Para o exército, segundo o capítulo 27, o rei separou doze divisões, com doze comandantes, para 24 mil soldados. Além disso, Davi listou líderes de cada tribo, superintendentes para cuidar das propriedades do rei e conselheiros.

Fique atento acerca das pessoas próximas a você. Elas ajudam ou atrapalham?

Ouça todos os conselhos, mas verifiquem se têm aprovação divina.

Não banque o espertinho. Siga as orientações!

Deus é mais antigo. Ouça a sua voz!

 


29/08/2024

0 Comentários