#238 - DEUS AGE ATRAVÉS DE NÓS!

Agora, nosso Deus, damos-te graças, e louvamos o teu glorioso nome. Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos. (I Crônicas 29.13,14).

Além de ser um grande guerreiro e um verdadeiro adorador, Davi sabia lidar com gente, preparar-se previamente e planejar. Ele era focado e atraia as pessoas.

Temos potencial, mas a lapidação deste potencial depende de nós!

Mesmo com tantas realizações, com toda tamanha organização, contando com a aprovação divina e popular, Davi reconheceu o tempo de parar e seu impedimento de construir um templo para Deus.

Nem tudo o que desejamos, nós vamos conseguir. Frustração faz parte da vida.

Em 1 Crônicas 28, o rei fez um discurso de despedida e, mais uma vez, aconselhou Salomão e orientou o povo que ele governou por quarenta anos. Davi apresentou a planta do templo e a relação do material acumulado para o serviço a Salomão. E, diante de todo o povo, Davi louvou ao SENHOR, reconhecendo que tudo o que ele teve, ele fez e se tornou, veio de Deus, como um favor divino.

Fique feliz com o reconhecimento, mas dedique a Deus toda a glória!

Após a oração de Davi, de acordo com o capítulo 29, o povo coroou Salomão e ungiu Zadoque como sacerdote de Israel. Claro que tudo isso aconteceu por causa da mão poderosa do SENHOR. No entanto, deve-se considerar que Davi, vendo que estava no fim da carreira, preparou seu filho para o trono.

Deus quer fazer grandes coisas, mas não quer fazê-las sem nós.

Antes de morrer, o rei Davi deixou um legado para seu filho. Reuniu o povo e comunicou a escolha divina a respeito do seu sucessor. Admitiu a inexperiência de Salomão e sua necessidade de apoio. Chamou o povo à responsabilidade e destacou as conquistas rumo à construção do templo.

Responsabilidades devem ser compartilhadas. Todos são responsáveis!

O povo atendeu ao rei, porque o viu pedindo o que também fazia. Ele pediu a contribuição do povo, mas ele contribuiu. Pediu o apoio do povo a Salomão, mas ele também apoiou. Ele convocou o povo ao culto, à celebração e à devoção a Deus, mas ele também o fez. E assim, apesar das falhas, Davi terminou bem.

Davi se foi o rei que buscou ser e se tornou uma boa referência para seus súditos.

Quando você pedir a Deus algo, lembre-se: você faz parte da resposta!

Ele é o artista e nós somos apenas os seus instrumentos.

Deus quer agir, mas pode contar com você?

 


30/08/2024

2 Comentários

  1. Se um exemplo em tudo pra poder alcançar o alvo . Davi deixou um legado para o filho e o povo cometeu erros se arrependeu fez oque era bom aos olhos de Deus e dos homens!

    ResponderExcluir