#244 - QUEM VIVE NO ERRO GOSTA DE SER ENGANADO!

E o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca destes seus profetas. O Senhor decretou a sua desgraça". (II Crônicas 18.22).

Depois que o rei Asa morreu, o seu filho Josafá lhe sucedeu no trono e fortaleceu Judá militarmente, além de promover o ensino da Lei, como resultado de sua caminhada com Deus. Por isso, Deus sustentou e honrou Josafá e a tribo de Judá. Este fato está registrado no capítulo 17 de 2 Crônicas.

Quem tem temor de Deus é recompensado pela ação de Deus.

Infelizmente, este homem de Deus fez uma aliança errada. De acordo com o décimo oitavo capítulo, ele se tornou parente de Acabe, casando seu filho e sucessor – Jeorão – com a filha do ímpio casal, a rainha Jezabel e o rei Acabe (reino do norte). Além de uma aliança familiar, Josafá também fez uma aliança militar com Acabe.

Suas alianças comprometem o seu futuro e o da sua descendência.

Certa vez, Acabe convenceu Josafá a ir com ele numa determinada guerra contra Ramote-Gileade e Josafá se uniu a ele nesta empreitada. Mas, como Josafá era um rei piedoso, pediu que Acabe consultasse profetas, a fim de saber a vontade do SENHOR. Acabe concordou e consultou seus 400 profetas, que declararam a vitória deles. No entanto, Josafá insistiu em consultar um profeta do SENHOR, ao que Acabe disse ainda restar um profeta, de quem ele não gostava e que só falava coisas desagradáveis para ele. Chegaram a um acordo e chamaram Micaías.

Quem vive no engano não quer ouvir a verdade.

Micaías começou falando a mesma coisa que os profetas contratados do rei falaram, mas, quando o rei mandou que ele falasse a verdade, ele afirmou que Deus havia permitido que um espírito mentiroso enganasse Acabe para que ele fosse morto na batalha. Diante desta palavra profética, Acabe mandou prender Micaías, o qual lhe disse que ele não voltaria vivo do combate, e assim aconteceu.

Profetas contratados falam o que o contratante quer ouvir, até mesmo mentiras!

Acabe foi disfarçado de soldado e Josafá, vestido com trajes reais. Absurdamente, Josafá concordou, mas, ainda assim, Acabe morreu, devido a um flecheiro que, atirando a esmo, acertou o rei Acabe e o feriu mortalmente.

Se o rei Acabe tivesse temor de Deus, sua história teria outro final.

Não escute profetas contratados por você. Eles não são fiéis!

Ouça quem teme a Deus.



05/09/2024

2 Comentários