Diante dos juízos anunciados, o povo angustiado atribuiu a culpa pelos castigos divinos contra Israel aos seus antepassados, segundo o capítulo 18 do livro do profeta Ezequiel. Pior do que isso era a acusação velada feita contra Deus: se os antepassados erraram, eles é que deveriam ser punidos.
Deus respondeu que cada pessoa é responsável por si e apelou para que
cada um se arrependa dos seus pecados e se conserte antes que venha a desgraça
sobre si. Afinal, justiça não se transfere e injustiça não se transmite.
Ezequiel 19 descreve um lamento através de duas parábolas. Uma leoa tem dois filhotes e eles se tornam devoradores de pessoas. Entretanto, os dois são capturados, sendo que um é levado para o Egito e o outro, para a Babilônia.
Parece que a leoa representa a nação de Israel ou a cidade de Jerusalém e os leõezinhos representassem os reis. Talvez o leãozinho que foi para o Egito seja o rei Jeoacaz, que foi levado cativo para o Egito pelo faraó Neco. Talvez o leãozinho que foi para a Babilônia seja o rei Joaquim.
Eis a outra parábola: uma vinha frutífera e saudável, que estava numa terra fértil, junto a um ribeiro, de repente foi arrancada e plantada num deserto, onde começou a secar. Pode ser uma referência ao fim do reino de Judá e a ausência de algum outro ramo para dar continuidade ao trono.
No capítulo seguinte, encontramos a condenação de Israel, relembrando as abominações depois da saída do Egito, no tempo de Moisés.
Desde o Egito, passando pelo deserto, vivendo em Canaã e até os dias de Ezequiel, constata-se a obstinação do povo em viver no pecado. Mantiveram os ídolos, desobedeceram a Deus, blasfemaram e, nos dias de Ezequiel, ainda continuavam pecando sem constrangimento.
Aprendemos com este trecho comentado que, embora os erros alheios influenciem nossas vidas, diante de Deus, seremos responsabilizados pelas decisões que tomamos.
É muito mais confortável dizer que fazemos algo errado por causa de terceiros. Entretanto, nada é mais justo do que admitir nossas falhas e nada é mais corajoso do que recalcular a rota da nossa vida.
Além disso, nada é mais inteligente do que se consertar em vez de insistir em
consertar os outros.
Fica a dica!
16/09/2024
0 Comentários